eBOOK - ON OFF Metaverso para Igrejas

Atenção: É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo apresentado sem a referência à fonte e ao autor.
INTRODUÇÃO
O material apresentado tem o
propósito de suscitar a importância de uma análise crítica e construtiva quanto
à propriedade da utilização do Ambiente Metaverso pelas igrejas evangélicas de
modo geral.
Diante do advento do Metaverso
muitas são as dúvidas pertinentes à aproximação das igrejas desta tecnologia e
muito mais ainda de sua imersão neste mundo novo, pois sempre somos
surpreendidos com a tecnologia.
Termos como: inteligência artificial
(iA), computação quântica, realidades virtual (RV) e aumentada (RA), gadgets e metaverso
são proporcionalmente criticados e desprezados à medida que são desconhecidos
ou de difícil compreensão, ainda mais quando algumas vozes, mais
fundamentalistas, os demonizam e propagam suas posições contrárias.
Fato é que, privilegiadas por razões
de inovação e vanguarda tecnológica em seus países de estabelecimento, como os
EUA, por exemplo, algumas denominações já despontam como referenciais de
entrada no mundo virtual do Metaverso e, por consequência, causam um alvoroço
no meio eclesiástico evangélico com palavras de aprovação e repúdio
simultaneamente.
Estas reações todas não percebem
que, antecipadamente, a tecnologia apresenta-se com suas previsões e
qualificações; ela não pega a humanidade de surpresa. E, em relação ao
metaverso, todas as vozes estão antevendo seu ápice para daqui há 5 a 10 anos
(até 2032).
Poderemos nos privar de, ao menos,
discutir o tema e trazer à luz seus benefícios e preocupações? Certamente, não!
Então, resta-nos a pesquisa e o debate francos e respeitosos que clareiem o
caminho longo, porém imediato, que teremos que adentrar.
Assim, num misto de informação e
provocação, vamos percorrer alguns pontos, quem sabe trazendo luz que possa nos
orientar para o que virá adiante. E é importante mesmo que se perceba o futuro,
pois o Metaverso vai determinar a relação do mundo digital com o físico com
implicações culturais, sociais, econômicas, políticas e até relacionais, o que
potencializa sua influência na Eclesiologia.
É melhor que compreendamos logo os
objetivos do Metaverso, que se desenham com cores vibrantes e saltitantes,
aproveitando a internet e seu avanço e atraindo para si, persistentemente, as
atenções das pessoas para lhes propor uma plataforma que lhes possibilite, em
tempo real, a despeito de seus locais físicos, proximidade e envolvimento para
vários propósitos.
O
METAVERSO
Compreender o Metaverso é o começo
de tudo. Dito isso, torna-se importante trazer algumas definições, em linguagem
adaptada e parafraseada, para ser do mais simples entendimento.
Embora as condições para o advento
do Metaverso estejam ligadas à internet, o avanço desta é o decreto de seu
próprio fim como a conhecemos, pois a internet 3.0 deixará para trás, em poucos
anos, tudo o que conhecemos deste plano atual. Será a internet das coisas, do
3D, do virtual, do Metaverso, dos blockchains, NFTs, ambientes estes
preenchidos com as identidades online de pessoas reais.
A palavra Metaverso vem da união do
prefixo grego “meta”, que significa “além”, com o substantivo masculino
“universo”, significando, assim, “além do universo”, ou seja, o lugar onde os
mundos físico e virtual se encontram, criando uma linha tênue de separação cada
vez mais difusa conquanto o metaverso se torne mais realidade.
É importante destacar que não existe
apenas um ambiente metaverso, mas este é constituído por vários ambientes de
vários segmentos. Veremos a multiplicação destes ambientes nos próximos anos e
são grandes os desafios tecnológicos para ser criado o caminho que agregue
todos eles, que permitam portais de trânsito entre eles e que possibilitem a
identificação única de um avatar por pessoa. Mas isso certamente será resolvido
brevemente.
E é neste ambiente virtual do
metaverso que as pessoas poderão realizar muitas coisas que realizam no mundo
real, como: trabalhar, brincar, fazer compras, fazer exercícios, socializar-se,
viajar, iniciar negócios, criar artes e ir a shows. Então, perguntamos: será a
Igreja impactada por esta tecnologia? Como? Em quanto tempo?
Quanto tempo as pessoas gastarão no
ambiente metaverso? E qual o tempo que o próprio metaverso vai precisar para
deixar de ter esta característica infantil e primária para ser este ambiente
revolucionário das instâncias sociais que todos aguardam? Estas são perguntas
que certamente não ficarão muito tempo sem respostas devido à urgência que os
Mercados Financeiros tratam seus interesses!
Quem já experimentou, mesmo que em
2D, o ambiente Metaverso, sabe que este é contínuo, ininterrupto, em tempo
real. Assim, como na vida real, um evento termina aqui mas ele não está
desassociado do todo ao qual ele está inserido. Não é como um programa de TV
que começa e termina, esgotando-se. Está mais para a experiência com um show
que ao terminar atrai seus participantes para nichos de convivência e de deslocamentos
que dão continuidade à interrelação.
O mundo metaverso é ilimitado no que
se refere aos usuários simultâneos, muito expressivo como nosso mundo real, em
ambientes e momentos com mais ou menos pessoas juntas, inclusive com uma
economia ativa plenamente, onde se poderá criar, possuir, comprar, vender,
investir e receber pagamentos por serviços prestados, por exemplo, e vai
compartilhar dados, conhecimento, informações como nunca antes visto. Conteúdos
e experiências serão seu ápice!
Enfim, veremos, cada vez mais, maior
semelhança do mundo virtual com a vida real e, muito brevemente, este mundo
metaverso primário e infantil de hoje, ligado a jogos, dará lugar às
iniciativas que gerem encontros sociais e aprimoramento de relacionamentos, e
isto será motivado e sustentado por uma ampla visão comercial que injetará
muito recurso tornando a economia do Metaverso muito mais ativa e atrativa que
a real, com bens virtuais, ações e NFTs, entre outros exemplos, e os grandes da
tecnologia já perceberam este potencial! Basta apenas destacar que, atualmente,
a indústria de games é mais lucrativa que a indústria cinematográfica. Imaginem
um Metaverso muito mais abrangente que os games?
É dentro de toda esta perspectiva
que está inserida, no alvo do Metaverso, a dinâmica da igreja, com sua fluência
de milhões de membros e praticantes, o que certamente atrairá olhares destas
vertentes tecnológicas e a indubitável imersão dos evangélicos neste mundo que
se aproxima.
Sabemos que esta tecnologia é como
uma criança recém nascida e precisamos ter uma visão futurista para
compreendermos seu potencial e benefícios, embora este futuro já esteja mais
perto do que queremos imaginar e esperar. Assim, especialistas médicos, a
relação consumidor x fornecedor, os produtores de jogos, agentes de viagens e
outros já estão, a passos largos, projetando e discutindo as principais
transformações e implicações que sofrerão, e não pode a igreja desaperceber-se
destas transformações que já estão aí e que só tomarão corpo e influenciarão
diretamente a eclesiologia e a koinonia, principalmente.
A
IGREJA E O METAVERSO
Podemos agora considerar este que,
para a igreja evangélica, é tema muito sensível: Deve a Igreja estar no
Metaverso?
Para podermos desenvolver este tema,
precisamos supor seus principais pontos sensíveis, e vamos assim destacar:
a. O paradoxo da igreja real com a
possibilidade de se ter uma igreja virtual
É muito assustador, para a maioria
do meio evangélico, que a possibilidade de, num futuro muito próximo, o tema “igreja
virtual” atrair mais a atenção das pessoas do que a igreja física.
O que queremos destacar é que, em um
mundo em que a igreja física evangélica já está em passos largos para a
decadência dos seus bancos outrora cheios e, em muitos lugares do mundo, para o
fechamento de templos por falta de fiéis, só aventar a possibilidade de se
propor uma igreja inteiramente virtual é agravar ainda mais uma crise, que já
traz nuances de agravamento devido ao isolamento proposto pela pandemia da
COVID 19 espalhada pelo mundo.
Inclusive, foi neste período da
pandemia que a igreja física sofreu tremendo impacto, sendo cerceada do
ajuntamento presencial e conduzida a trazer soluções pelo uso da tecnologia e
transmissão de seus cultos e programas pela internet, utilizando-se de
aplicativos e redes sociais. O interessante foi, depois de montar tamanho
aparato, perceber, ao fim da pandemia e retorno da permissão para ajuntar-se
presencialmente, que não poderia desmontar a nova estrutura pois agradava à boa
parcela dos membros que, resistentes, ainda querem as facilidades das
transmissões online e muitos não retornaram, e não retornarão, para a maioria
das atividades propostas pelas igrejas físicas. Esta acomodação pode estar
refletindo um vazio já acumulado por anos pela percepção que muitos crentes vêm
nutrindo da falta de sentido que muitas igrejas, especialmente no meio mais
conservador e reformado, têm oferecido aos seus membros. A eclesiologia e a
koinonia não estão sendo tratadas com a devida importância e fundamentação e
isso afeta diretamente a percepção de ajuntamento que os membros têm quanto à
importância da celebração presencial. Fora isso, os escândalos morais, éticos e
o envolvimento político de muitos líderes têm afastado a alegria da
participação de muitos. Para sacramentar esta crise, muitos líderes estão, em
alta voz, propagando a desnecessidade do ajuntamento, dos sacramentos e das
contribuições para se expressar a fé, e isso começa a desmistificar a
obrigatoriedade do ajuntamento imposto por líderes mais preocupados em dominar
do que discipular e ensinar biblicamente.
Então, surge o assunto do ambiente metaverso,
e falar de uma igreja virtual é levar à defensiva os menos instruídos. Porém,
há de se concluir que, de fato, a eclesiologia não concebe igreja fundamentada
no ambiente virtual, pura e simplesmente.
Novamente: não se concebe, pela
eclesiologia bíblica, uma igreja no ambiente virtual na essência de sua
construção. O que é necessário perceber é que quem está adentrando o mundo
virtual do metaverso não quer fundamentar a criação de igrejas por ali tão
somente, mas enfatizar o uso do espaço no ambiente metaverso para a proclamação
do Evangelho que impacta vidas reais.
Então, por que usar o nome de
igreja, se isto causa estranheza e preocupações? A resposta é simples e está no
conceito da identificação, da responsabilização e da nomenclatura, pois o nome
“igreja” na nomeclatura jurídica de uma igreja local e denominação é a
identificação de razão social e serve para fins de código civil.
Os que se assustam atribuem ao nome
“igreja” a essência de sua eclesiologia bíblica, portanto, fazem ligação direta
quando vêem este nome atribuído ao virtual, mas deveriam apenas considerar que
é nome de identificação, de associação, de sujeição de liderança.
Como resolver este paradoxo?
Neste primeiro momento, quando a
desinformação gera atitudes contundentes e até impositivas, o melhor é evitar
usar tal nomenclatura se o meio específico suscitar incômodo, como pode
acontecer dentro de uma Denominação. Se não causar estranheza no próprio meio,
sejam livres para usarem, e não precisam ficar justificando para quem vem
atrás. Mas, se uma organização ou denominação realmente se incomoda, use
alternativas que não causem maior dano de credibilidade, como o termo “espaço”.
Um exemplo disso são a Lagoverso e a
ICEVerso, que são precursoras de terem seus ambientes no Metaverso. A primeira,
da Igreja Batista da Lagoinha, criou a primeira Igreja no Metaverso e como seu
meio denominacional recebe a notícia com naturalidade, o uso do termo “igreja”
para o virtual não traz nenhuma estranheza. Assim, não deve se importar com os
falatórios em volta. Já a segunda, do Sistema Cristã Evangélica de Comunicação
- SCEC, tem em seu meio denominacional próximo sensível resistência quanto ao
uso do termo “igreja” usado no metaverso. Assim, aplica-se, não mais o nome
ICEVerso, que designa a primeira Igreja Cristã Evangélica no Metaverso, mas
usa-se a nomeclatura ECEVerso, isto é, o primeiro Espaço Cristão Evangélico no
Metaverso, até mais expressivo quanto ao SCEC. Feito isto, aplaca-se a
insurgência de contraditórios e o caminhar torna-se mais tranquilo e menos
resistente. Parece pouca coisa, mas são atitudes assim que mostram que o maior
objetivo não é o convencimento pelo emburrecimento mas pela persuasão e
maturidade, o que não muda em nada o propósito essencial da igreja neste novo
desafio de um ambiente virtual no metaverso.
b. Os sacramentos e as ordenanças
ministeriais
Pontos extremamente sensíveis no que
concerne à concepção de igreja virtual ou imersão no ambiente Metaverso são os
sacramentos, como santa ceia e batismo, e as ordenanças ministeriais.
Acordando os ânimos e debates no
meio evangélico, a VR Church, igreja nos EUA, entrou no ambiente Metaverso e logo
autorizou e realizou batismo e ordenação de ministros.
O líder desta comunidade é o pastor
D.J.Soto, que também é o líder da igreja física. Ele acredita que o futuro da
igreja é o Metaverso e projeta que na igreja de 2030, o foco principal será o
Metaverso.
É exatamente neste ponto que haverá
um divisor de posições quanto à igreja no Metaverso. Por exemplo, o ECEVerso não
vai trilhar este caminho da VR Church e evitará essas aceitações quanto aos
sacramentos e às ordenanças. O ambiente metaverso é instrutivo, argumentativo,
expositivo e científico, e será extremamente útil para a construção do
conhecimento e para ampliar o alcance do kerigma, isto é, da proclamação e,
certamente, potencializar a interação humana, especialmente na socialização. É
preciso crer na experimentação prática dos sentidos humanos como no batizar nas
águas, no partir e comer do pão e no beber do vinho, ou na imposição de mãos
sobre novos líderes, ou na consagração de crianças, ou na celebração de um
culto de casamento. Não obstante, sequer encontramos qualquer argumento bíblico
que nos incentive diferentemente nestes aspectos.
Não há dúvidas de que após a VR
Church, outras tantas denominações e organizações se adaptarão para
regularizarem estas práticas nos seus ambientes Metaverso e suscitarão espanto
forçando à tomada de posições em tratados teológicos dos que permanecerão
contrários.
c. Lugar de apelos, orações e decisões
por Cristo
Sem dúvidas, é responsabilidade da
igreja levar a mensagem da salvação onde as pessoas estiverem.
Neste caso, não poderia ficar de
fora o ambiente metaverso. A despeito de os usuários se utilizarem de avatares,
isto é, personagens metamórficos que são animações das pessoas com suas
principais características, inclusive com expressões de comunicação e gestos, por
trás de cada avatar está um indivíduo com suas características pessoais,
psíquicas, cognitivas, que tem emoções e vontades, que agem e reagem e são
representados por um cibercorpo.
Assim, uma reunião ou encontro no
metaverso não se concretiza com seres inanimados ou automatizados, mas é a
interação de pessoas que decidiram estar ali com outras.
Não é demais afirmarmos que é
responsabilidade da igreja levar a mensagem da salvação onde as pessoas
estiverem. Desta forma, a persuasão da pregação pela exposição da Palavra tem,
sim, a ação de convencimento do Espírito Santo do pecado, da justiça e do
juízo, e as pessoas ali representadas reagirão à exposição da Palavra de Deus;
elas decidirão, por sua própria compreensão, se aceitarão ou não as verdades
bíblicas. Cumpre-nos anunciar a mensagem de salvação, desafiar as pessoas a se
decidirem por Cristo. Se houverem pessoas dispostas à conversão podem
normalmente se expressarem virtualmente com gestos e até se deslocarem para
locais determinados, por exemplo, levando seus avatares à frente ou
dirigindo-os à uma sala determinada. Após, podem ser interpelados, cadastrados
com dados pessoais e postais, e serem direcionadas a endereços físicos ou
alcançadas por pessoas de equipes pré-estabelecidas.
Enfim,
Uma nova dinâmica, como qualquer
outra já estabelecida como método de evangelização, vai requerer a boa vontade
de pessoas reais e a boa organização das igrejas estabelecidas.
“O vento sopra onde quer e ouve-se o
barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A
mesma coisa acontee com todos os que nascem do Espirito.” (Mateus 3.8 - NTLH).
Diante disso, consideremos as razões
do porquê a Igreja deve participar do Metaverso, alistadas em 7 tópicos:
1.
Porque ali estarão pessoas. Mesmo que identificadas no mundo Metaverso por
avatares, a linguagem, os sentimentos, o intelecto, a ação e reação são
pessoais. Não são avatares com autonomia.
2.
Porque o mundo virtual está impregnado da vontade humana que se expressa por
relacionamentos com outras vontades humanas. Assim, não é a um avatar que eu
vou me dirigir, mas a uma pessoa identificada por uma imagem virtual, e esta
pessoa traz em si toda a característica individual e pessoal do ser humano. Ela
sente, mente, ira-se, perdoa, compreende, rejeita e aceita como pessoa e não
como avatar.
3.
Porque o IDE de Jesus de ir por todo o mundo descreve a extensão da ação e não
o método. Então, a pregação do Evangelho descrita no texto bíblico deve ser a
todos, estando o homem na Terra, em Marte, numa estação espacial ou no ambiente
virtual. Quando este homem responde à mensagem do Evangelho de salvação, deve
ser acolhido por todos os meios possíveis e, se possível, também pessoalmente,
e inserido no Corpo de Cristo para a prática da Koinonia, com abraços e
lágrimas.
4.
Porque o Metaverso é o ambiente possível de se criar relacionamentos de amizade
e companheirismo, onde pessoas podem ser corrigidas, exortadas, admoestadas e
sentirem-se amadas e consideradas importantes. Afinal, são pessoas que ali convivem
e se relacionam!
5.
Porque no Metaverso, embora a pessoa esteja atrás de um personagem criado num
mundo virtual de coisas, ela só consegue esconder aquilo que pessoalmente ela
também esconderia se ela quisesse, e não estamos falando em termos físicos e
expressões, mas o que define o ser humano essencialmente, as profundezas de sua
alma, que mesmo presencial e fisicamente ela o faz com relativa facilidade.
6.
Porque o Metaverso é um instrumento, uma ferramenta de alcance e nunca teve a
pretensão de ocupar o lugar da Eklesia, do ajuntamento presencial. Pelo
contrário, é um facilitador para encontrar pessoas, arrazoar com elas sobre os
assuntos do Reino de Deus, e confrontá-las com a necessidade de estarem juntas.
Certamente alguns quererão propor somente o virtual do ambiente Metaverso como
sendo a igreja, mas isso apenas confirma que o problema não é a ferramenta
virtual usada, mas sim a desviada intenção do coração do homem que, com ou sem
Metaverso, já não anseia pela comunhão presencial.
7.
Porque no Metaverso há sim a possibilidade de exercício diaconal: relacional,
de conforto, de consolo e interação com as necessidades do próximo, e cabe ao
sistema organizacional da igreja física possibilitar suprir as necessidades
presenciais descobertas a partir desta proximidade no ambiente Metaverso.
Afinal, um avatar não tem necessidades, mas o ser humano que está por trás
dele, este sim!
É evidente que a forma simples aqui
apresentada serve apenas para contrapor o simplismo com que o tema tem sido
abordado. Carecemos não apenas da vontade de ter a extensão da Igreja criando
espaços diversificados no ambiente Metaverso mas também de produzir compreensão
de seus efeitos e alcance por meio da sinergia de outras ciências, como:
teologia, TI, pedagogia, neuro-ciência, psicologia, sociologia, marketing e
outras. Não podemos perder de vista a profundidade das implicações sociais que
o Metaverso certamente trará e o assunto deve ser amplamente debatido e
acompanhado, organizando resultados e propondo diretrizes que corrijam o
percurso.
Desta forma, quero considerar algumas limitações e contrassensos daqueles que
não perceberam como a Igreja usou outras tecnologias e se adaptou a elas sem
perder sua identidade precípua. Considerem as ferramentas criadas pelo homem:
A.
O telégrafo
B.
Os Correios
C.
O telefone
D.
O sinal de fumaça
E.
Os pombos-correios
F.
O e-mail
G.
Os panfletos e literatura
H.
Televisão
I.
Internet
J.
Sites
K.
Orkut
L.
MSN
M.
Youtube
N.
TikTok e Kwai
O.
Super 8
P.
Fita cassete
Q.
VHS
R.
CD, DVD e BlueRay
S.
ICQ
T.
Whatsapp
U.
ZOOM e Meeting
V.
Facebook e Twiter
X.
SmartPhone
W.
Conferência por voz e vídeo
Y.
Video Games
Z.
GadGets
Percebam que cada um, a
seu próprio tempo, e a seu próprio modo, sofreram rejeições no início e depois
foram sendo utilizados sabiamente, ou não, pela igreja e seus membros, bem como
pela sociedade em geral.
Vou
usar apenas dois dos mencionados acima para uma simples comparação: o ZOOM e o
Youtube. A igreja largamente os usa para reuniões virtuais e para propagar o Evangelho
por cultos, reuniões, cursos etc.
RESISTIR É POSSÍVEL?
Temos surfado na onda chamada
Metaverso e trazendo à discussão os desdobramentos desse tema. Aqui, queremos
refletir sobre a ambientação nas igrejas para a implantação desta tecnologia
que, acreditamos, não será opção em até 10 anos apenas! A chamada da ilustração
acima é apenas um pretexto para o nosso foco que é a IGREJA e a propagação do
EVANGELHO. A palavra-chave da ilustração é REVOLUCIONAR.
Exatamente isso!! Haverá em até 10
anos uma revolução tecnológica que exigirá uma adequação comportamental e nas
relações interpessoais. Daí, voltarmos o foco para a EKLESIA!
Por natureza, as denominações e
igrejas locais são resistentes a qualquer método invasivo que se proponha a
trazer grandes mudanças no seu ambiente de ajuntamento eclesiástico.
Assim, modelar a igreja local para
veicular em mídias sociais seus cultos e reuniões vinha a passos muito lentos,
até que todos foram obrigados a se lançarem, sem treinamento, sem recursos, sem
expertise, sem referenciais, nas transmissões de cultos, reuniões, escolas
bíblicas e treinamentos. Não houve tempo pra nenhuma preparação; de repente,
não se podiam mais ter as reuniões nos templos, e pronto!!
Agora, quando tratamos de Metaverso,
temos um prazo de, mais ou menos, 10 anos para nos organizarmos. e digo: é
inevitável que nos preparemos. O ambiente Metaverso virá para mexer com estruturas rígidas e
vai determinar uma nova fase quanto à evangelização e ao ajuntamento em igrejas
físicas.
Assim, não se conceberá, neste
prazo, os paradigmas já estabelecidos, como: ensino por livros, apostilas,
revistas, quadro branco, flanelógrafo, projetor multimidia ... não se conceberá
que serão o melhor nem o mais usado método para ensino bíblico. Em 10 anos,
TODAS as igrejas terão recursos para investirem em equipamentos de RV
(realidade virtual) e RA (realidade aumentada). Hoje, tanto equipamentos quanto
conteúdos são muito limitados; em 10 anos, serão comuns e avançadíssimos.
Perceberemos a velocidade
da mudança a partir de 2023, quando começarem a ser disponibilizadas as
tecnologias que virão acompanhadas do 5G. O salto será perceptível a cada ano.
Ninguém precisa ser chamado de profeta do apocalipse por afirmar isso. Basta
que vejam e percebam as mudanças!
Enfim, crianças, que
terão em 2033 seus 10 anos, serão a locomotiva da exigência da mudança da nossa
tão querida zona de conforto; isso, se não tivermos outros motivos epidêmicos
ou de segurança mundial!
Se você não quiser
conversar sobre o tema hoje, marcaremos um encontro daqui há 10 anos!! Claro,
será num ambiente Metaverso. ZOOM? GOOGLE MEETING? WHATSAPP? SKYPE? Serão
obsoletos!!
COMO
DEVE SER PERCEBIDO?
Chegou o momento de falarmos do tema
METAVERSO! É certo que ainda não temos a tecnologia adequada para
experimentarmos todas as sensações que este ambiente há de nos proporcionar,
mas como em outros países a tecnologia 5G já está implantada há alguns anos,
não demorou para que conhecêssemos, mesmo que ainda no 2D, seu potencial.
É muito comum que posições
contrárias e arbitrárias sejam equivalentes à ignorância quanto a determinado
assunto. Assim, quanto menos se domina um assunto mais incisivas são as
contrariedades. E isso torna-se ainda mais evidente se carregar o risco de
interferir efetivamente na zona de conforto da pessoa. Não seria diferente
quanto ao Metaverso!
Não se conhecem tantas vezes que um
fator determinante de mudança e quebra de paradigmas na sociedade tenha
pré-anunciado sua essência e modus operandi com tamanha antecedência quanto à
sua implantação. O ambiente Metaverso é assim! Antes mesmo do seu ápice, já
está qualificando particularidades que interferirão no cotidiano das pessoas e
o tema já é conhecido em vários meios, bem como as suas ingerências e
desdobramentos, ao menos os que mais são perceptíveis nesta etapa da discussão,
o que não deve ser desprezado, pois os impactos iniciais serão suficientes para
abalar o mais equilibrado dos monges tibetanos.
Há uma euforia, sim. Mas também um
vasto conteúdo com suas cargas de implicações a curto, médio e longo prazos.
Negá-lo? Não podemos. Impedi-lo? Impossível. Deixar como estar para ver como é
que fica? Insensato. Objetá-lo? Não é sábio. O que fazer, então? Como perceber
suas implicações e influências?
Desta forma, temos à nossa frente um
caminho sério a percorrer e não devemos nos esquivar das responsabilidades de
abordagem que possam advir, pelo contrário, com tantas informações já
disponíveis não podemos dar-nos ao luxo de sermos meros espectadores,
evidenciando covardia e oportunismo, deixando que ocupem espaços importantes na
sociedade para só então trabalharmos o assunto. Se pensarmos assim perderemos a
oportunidade de sermos referencial para tantos que virão a seguir e correremos
o risco de ficarmos com as sobras da murmuração e do emburrecimento crítico
quanto ao que for plantado e colhido nos próximos anos.
É desta forma que, destacando nossos
melhores quadros de pessoas idôneas, devemos perceber o Metaverso muito mais
que um avanço tecnológico, mas o tratemos segundo a ótica da Tecnologia,
Teologia, Educação Cristã, Missiologia, Psicologia, Neurociência, Pedagogia,
Marketing, Comunicação e outras que possam somar nesta pesquisa de campo.
Sabido é que muitas vozes, embora de
crentes sinceros e até líderes respeitados, virão a depreciar o tema movidos
sabe-se lá porquê, e quanto a estes devemos respeitá-los, porém não nos deter
por seus ruídos. A caminhada é longa e exaustiva e requer que um grupo de
trabalho seja considerado, a despeito dos contrários, para conduzir uma análise
profunda e elaboração de diretrizes para o romper de uma NOVA ERA que se
aproxima. Aliás, em toda nova era passada houveram os mesmos percalços e
objeções, e mesmo assim a tecnologia irrompeu e envolveu as gerações futuras.
Não será diferente desta vez.
Temos um tempo hábil para estudarmos
o caso: sugiro 10 anos. Parece muito tempo, mas já estamos acostumados a vermos
crianças de colo e logo depois dizermos "como cresceu rápido"!
Exatamente! 10 anos passam muito rápido, e não estou dizendo que o que é hoje
dará um salto no aniversário de 10 anos. Não! Nós acompanharemos estarrecidos,
ano após ano, sua transformação e consolidação. Não há retorno e não há tempo
para nostalgia!
Então, cumpre-nos compreender os
tempos presentes e nos prepararmos para os vindouros com sensatez, equilíbrio,
expertise, intrepidez, conhecimento, e profundo apego à Palavra de Deus, com
oração e dependência do Pai para nos clarear o caminho e nos livrar de
embaraços.
ALTSPACEVR, DA MICROSOFT
Guia do AltspaceVR, da Microsoft.
AltspaceVR é a principal plataforma para experiências de
realidade misturada ao vivo. AltspaceVR permite que os artista, criadores,
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Se você for novo no
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iniciantes a começar a trabalhar e explorar nossa plataforma o mais rápido
possível. Primeiro, você deve concluir algum aprendizado para configurar o
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uma MSA. Sinta-se à vontade para usar, desde que seja uma conta pessoal e não
associada ao trabalho ou à escola. Caso contrário, você pode se inscrever para
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de hotmail ou Outlook.
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Legal! Veja o que vem a seguir:
1.
Iniciar o
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2.
Aceitar os termos
condições
3.
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4.
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Criamos dois tutoriais rápidos para ajudá-lo a se acelerar
nos conceitos básicos. Eles são opcionais, mas são uma maneira divertida de
encontrar seu rodapé em AltspaceVR.
Tutorial
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Essa grande história é ensinar você a se tornar um com seu
avatar. Novos usuários podem aprender a:
MOVE AROUND – Ande, execute, turn, shuffle,
look around! Embora o próprio movimento seja
semelhante em qualquer headset de VR, a maneira como você andar, executar,
girar ou lançar uma bola é específica do dispositivo.
INTERAGIR COM OBJETOS
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apenas basquetes em um grande lugar (embora você possa fazer isso). Também
queremos dizer ROCKETS. Em reações. (Divertido, certo??)
PERSONALIZAR SEU AVATAR
– você faz isso! Embora você possa explorar tecnicamente a plataforma sem
personalizar sua aparência, incentivamos você a colocar uma rotação exclusiva
em seu avatar. Depois de tudo, a VR social se trata de conexão e a auto
expressão é uma ótima maneira de se conectar com a responsabilidade.
Altspace Zona de Informações do VR
Este tutorial se concentra em alguns dos principais recursos
da plataforma e mostra como criar seus eventos. Ele se desenrola em uma expo ao
ar livre em um parque urbano, em que você encontrará uma série de cabines de
informações, cada uma dedicada a um elemento diferente de AltspaceVR:
·
RECURSOS SOCIAIS – saiba como adicionar amigos e gerenciar a interação com
as pessoas ao seu redor.
·
DIRETRIZES DA
COMUNIDADE – confira alguns dos padrões e
valores que ajudam a garantir que AltspaceVR seja divertido e incrível para
todos.
·
EVENTOS – descubra todos os diferentes tipos de eventos que ocorrem
no AltspaceVR.
·
EVENTOS DE
HOSPEDAGEM – Precisa de um estúdio para seu
novo talk show? Um estágio para sua rotina de stand-up? Temos um modelo para
você! Saiba como criar seus eventos incríveis facilmente!
Depois de concluir o tour, você poderá usar o Menu Radial
no canto inferior esquerdo para sair da Tela de Título ou do Menu
Principal.
Tela
de título
A tela de título é o ponto de entrada para
AltspaceVR. A partir daqui, você pode entrar, acessar os tutoriais, personalizar
seu avatar, descobrir conteúdo, rapidamente acessar Eventos/Mundos e muito
mais.
Aqui está um resumo rápido de suas guias e funções
principais:
·
DESTINOS – navegue rapidamente até eventos populares ou seu
Homespace.
·
CÓDIGO DE ENTRADA – códigos alfanuméricos permitem que você seja
teletransportado diretamente para Eventos ou Mundos.
·
TUTORIAL – Um excelente lugar para novos usuários aprenderem e
praticarem os conceitos básicos.
·
NOTÍCIAS – descubra as novidades no AltspaceVR: atualizações, notas
de versão e muito mais.
·
CONTA – revise suas credenciais, mude para outra conta ou saia.
·
MENU PRINCIPAL – Explore o calendário de eventos, procure Mundos, gerencie
a lista Amigos, ajuste suas configurações e muito mais!
·
QUIT – desliga o aplicativo AltspaceVR. Depois de confirmar a
caixa de diálogo de saída, o aplicativo será fechado automaticamente.
Menu principal
O Menu Principal é como o Mission Control para
AltspaceVR. Ele oferece acesso rápido a todos os recursos e conteúdo principal
do aplicativo.
Aqui está um resumo rápido de suas várias guias:
·
DISCOVER – encontre eventos populares e espaços de hub em destaque.
·
EVENTOS – veja quais eventos você tem RSVP's para o futuro. Ou crie
e gerencie seus eventos!
·
WORLDS – Navegue por vários ambientes impressionantes da
plataforma. (Observação: se você não vir essa guia, vá para a Configurações
→ Geral → Habilitar o Worlds Beta.)
·
SEMPRES – um novo recurso na versão beta.
·
PEOPLE – Acesse sua Lista de Amigos, pesquise por pessoas. Envie e
responda a solicitações de amigos, descubra quem mais está em uma sala com você
e gerencie sua lista de usuários bloqueados.
·
ME – Personalize seu avatar, confira suas fotos ou escolha seu
ambiente de homespace.
·
CONFIGURAÇÕES – ajuste sua experiência altspaceVR com uma série de opções
que vão desde a velocidade de rotação até o volume do seu ambiente e muito
mais.
O
menu radial
O Menu Radial contém suas ferramentas de go-to para o
advento em AltspaceVR.
Observação
O Menu Radial persiste em 3D sempre que você estiver em um
Evento, Mundo, Hub ou seu Homespace. Se você estiver em 2D em um computador e
não vir o Menu Radial, será porque você está no Modo de Aparência. Clique com o
botão direito do mouse para acessar o Modo de Cursor e ele será exibido.
Veja o que ele pode fazer:
·
MICROFONE – selecione para mute ou unmute por conta própria. Ou passe
o mouse sobre ele para abrir os controles de volume do microfone. (Um ícone
vermelho indica que você está mudo.)
·
EMOJIS – Expresse-se no AltspaceVR! Esse botão abre um painel de
emojis. Clicar neles libera ícones flutuantes acima de sua cabeça, adicionando
emoção a qualquer evento, ambiente ou conversa.
·
BUBBLE – às vezes, você precisa de um pouco de espaço. A Bolha de
Espaço Pessoal está aqui para ajudar. Isso faz com que qualquer pessoa que se
aproximar muito de você ou bloquear sua exibição desapareça.
·
SELFIE – Capturar o momento!
·
CAMERA – Veja algo que você gosta! Tirar um instantâneo!
·
TITLE SCREEN – leva você de volta ao ponto de partida do aplicativo.
·
VOCÊ ESTÁ AQUI – Se perguntando onde no mundo você está? Selecione para
descobrir! A guia Descobrir será aberta, oferecendo informações
importantes – ou uma experiência fácil para outra experiência.
·
MENU PRINCIPAL – selecione o ícone azul AltspaceVR para acessar o centro
de controle.
Começar
Localizar
e participar de eventos
Nunca há uma falta de eventos e experiências em AltspaceVR.
Os shows ao vivo, as conferências, os shows de shows, as conferências técnicas
e muito mais estão sempre no calendário.
Há algumas maneiras diferentes de encontrar eventos enquanto
estiver em AltspaceVR. No Menu Principal, navegue até:
·
EVENTOS – filtre por data, categoria e eventos relacionados – ou
apenas pesquise todos eles. Você pode até mesmo ver em quais eventos seus
amigos estão interessados.
·
DISCOVER – veja alguns eventos populares ao vivo ou futuros.
Como alternativa, você pode pesquisar eventos online fazendo
logon no site AltspaceVR, no qual você pode filtrar por nome, data e marcas.
Vê algo que você gosta?
Toque na imagem do evento para
obter mais informações.
Se o evento estiver ao vivo, você
terá a opção de Enter.
Se estiver em breve, você poderá usar
o RSVP selecionando Interessado.
ALTSPACEVR PRO TIP:
certifique-se de que você não perca nenhum evento "não pode perder"
por RSVPing. Quando você selecionar Interessado no aplicativo (ou RSVP online),
enviaremos um lembrete uma hora antes do showtime. Você também pode encontrar
os eventos que você tem RSVP'd ao ir para Eventos → Interessado.
Códigos
de entrada
Cada Evento e Mundo no AltspaceVR gera um "Código de
Entrada" alfanumérico de seis caracteres. Esses códigos permitem que você
se teletransporte diretamente para um Evento ou Mundo, diretamente da Tela de
Título. Você pode encontrar Códigos de Entrada nas descrições de cada Evento ou
Mundo.
Explorando
mundos
Embora o principal desenho de AltspaceVR possa ser nossa
ampla variedade de eventos virtuais ao vivo, vale a pena explorar os muitos
mundos impressionantes da plataforma. Os mundos são ambientes de VR
pré-construídos que podem variar em tamanho e escopo, desde cidades submarinas
até paisagens intergalácticas até bibliotecas históricas ou públicas. Algumas
são criadas por nossa equipe. A maioria desses mundos é gerada pelo usuário.
Quer você queira sair por uma área de incêndio na "Brooklyn Brooklyn
Brooklyn" ou sair com amigos na "Zona Zen", há um mundo
inspirador esperando por você.
Você pode acessar Mundos no Menu Principal.
Observação
Se você não vir a guia Mundos, vá para Configurações
→ Geral → Beta do Worlds.
Obter redes sociais
Encontrando
e fazendo amigos
AltspaceVR é tudo sobre a comunidade e a conexão. Pessoas de
todo o mundo podem se reunir para enriquecer experiências compartilhadas. Se
você estiver participando de um evento ou explorando Mundos, provavelmente
estará com outras pessoas. É provável que você queira manter contato com
algumas das pessoas que encontrar. As nametags são sua chave para conexão.
Todos no AltspaceVR têm uma Nametag. Além de ajudar a
identificar outros usuários, sua interface permite que você se conecte com
pessoas com as quais sua vibração está e bloqueia ou muda aquelas que você não
faz!
Se você quiser ver a Nametag de outro usuário,
selecione seu avatar com o cursor/gatilho e ele será exibido acima da cabeça.
Aqui está um resumo rápido dos botões e funções da marca:
·
Adicionar Amigo: envia ao usuário uma solicitação de amigo. Depois de
aceitar, os amigos terão bordas azuis em torno de suas Nametags e um ícone/selo
azul dentro dela, permitindo que você identifique suas pessoas rapidamente.
·
Mute: selecione para silêncio de outro usuário. Para desmutá-los,
selecione-o mais uma vez. Observação: se o ícone de microfone do usuário for
vermelho, isso significa que eles já foram mudos por conta própria.
·
Bloquear: selecione o botão Bloquear para remover um usuário da sua
experiência. Você não os verá ou os ouvirá mais, e eles não poderão vê-lo ou
ouvir você também. Se você quiser desbloquear um usuário, acesse Menu
Principal → a guia Pessoas → Bloqueadas e desbloqueie o usuário.
A
guia pessoas
A conexão humana está no centro da experiência do
AltspaceVR, e a guia pessoas é onde você vai para cultivar sua
comunidade. Ele tem as ferramentas de que você precisa para estimular seu
friendships e aumentar suas experiências. A partir daqui, você pode:
·
Role pela lista de
amigos
·
Enviar mensagens
·
Junte-se a amigos
online no mundo ou no evento em que eles estão (se público)
·
Convide amigos para
ingressar em qualquer mundo ou evento no qual você esteja
·
Enviar e responder
a solicitações
·
Veja quem mais está
em um mundo ou evento com você
·
Gerenciar seus
usuários bloqueados
Você pode acessar a guia acessando o menu principal →
pessoas.
Adotando
e compartilhando instantâneos e selfies
AltspaceVR é tecnológica com eventos electrifying,
fascinantes e ambientes de descarte Jaw. É um spectacle escalonado e, à medida
que você o explora, pode ser que queira capturar o momento. Felizmente, você
pode! Todos os avatars vêm com uma câmera para capturas instantâneas e selfies.
Veja como funciona: os botões de câmera e de selfies estão
localizados no seu menu radial. A câmera captura a cena que você vê,
enquanto a própria vira a lente de volta para você. As fotos podem ser
encontradas indo até o menu principal → me → Gallery.
Padrões
da comunidade
Todos merecem um lugar para si próprios, livre de bullying,
ódio e assédio. E, como cada avatar representa um humano, com sentimentos e
emoções reais, estamos comprometidos em criar um ambiente guiado pelos valores
que temos prezado: gentileza, inclusão, compaixão e respeito.
Eventos de build
Criar
um evento
Independentemente de você desejar hospedar uma hora feliz,
executar uma reserva em um estágio ou colaborar com colegas de trabalho, o
AltspaceVR facilitará a criação de seus próprios eventos. Estas são algumas
dicas para começar:
·
Menu principal →
eventos → meus eventos → criar evento
·
Escolha uma
categoria de evento , como
apresentação, palestras, desempenho, festa de inspeção, encontros, jogos.
·
Escolha um ambiente para seu evento. Você pode usar um modelo predefinido,
personalizar um espaço para suas necessidades ou até mesmo criar um mundo a
partir do zero.
·
Adicione suas
informações de evento.
·
Torne seu evento
público ou privado.
·
Agende o evento
para mais tarde ou inicie-o com a opção Inserir agora .
·
As opções avançadas
oferecem mais controle sobre o evento.
·
Localizar seu
evento em meus eventos
·
Edite seu evento
futuro acessando sua página de informações.
Mundos de Build
Criando
seu próprio mundo
Ao caminhar em AltspaceVR, você provavelmente encontrará
espaços que são tão surreais e surpreendentes. Nossa plataforma é doméstica
para inúmeros maravilhosos mundos, muitos dos quais foram criados por nossa
comunidade de criadores de conteúdo, também conhecidos como você!
Sim, você!
Como um tanto intimidador pode parecer, criar seu próprio
mundo – ou personalizar um espaço de evento – é muito simples com nosso editor
mundial. Ele tem várias ferramentas para arrastar e soltar objetos em ambientes
predefinidos ou espaços vazios.
Obter ajuda
À medida que explora a plataforma, você pode ter dúvidas e
problemas que precisam de soluções. Felizmente, há muitos caminhos para obter
ajuda – em VR e de outra forma. Aqui estão alguns dos melhores recursos:
·
Nosso site – entre em contato com o suporte técnico com perguntas ou preocupações.
·
Documentação – encontre informações
detalhadas sobre tudo AltspaceVR.
·
Prenúncio – converse
com o colega Altspacers e com a equipe neste aplicativo de mensagens popular.
Estamos aqui para dar suporte e ajudá-lo, portanto, não
hesite em entrar.
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